Mayra Andrade
Mayra Andrade é originária da Ilha de Santiago mas passou a sua infância no Senegal, Angola, Alemanha, apesar de ter escolhido a romântica Paris para viver desde 2003. Foi aí que se lançou, num dos mais consagrados bares de descoberta de artistas da world music, o Satellite Café.
Ganhou uma medalha de ouro nos jogos da Francofonia, no Canadá, aos 16 anos, com uma canção crioula e daí até agora foi um sem fim de apresentações.
Mudou-se para Lisboa há três anos, tem um currículo cada vez mais rico, onde passaram já atuações com Cesária Évora, Chico Buarque, Caetano Veloso e Charles Aznavour.
O Concerto
Mayra venceu, em 2008, o prémio BBC Radio 3 World Music na categoria Revelação e onze anos depois aterra na Madeira para o mais eclético festival da Região. Traz na “Manga”, o seu último álbum, lançado já este ano.
No novo disco Manga, sente-se o calor Cabo-verdiano através da sonoridade que mistura as suas raízes de Cabo Verde com a modernidade do afrobeat e do som mais urbano com produção de Romain Bilharze outros quatro álbuns que conquistaram o mundo desde 2006.